No âmbito do PNL, os alunos do 2º ano da Escola EB1 de Santa Tecla fizeram, na sala de aula,a leitura orientada da obra "O Capuchinho Vermelho no século XXI". Aqui ficam alguns registos.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Sonhos na palma da mão
Eu li o livro “Sonhos na palma da mão”. Foi escrito por Luísa Dacosta, ilustrado por Catarina Valadas e editado pelas Edições ASA.
O livro fala de um pássaro muito pequenino, que veio da China. Ele não era maior do que a falange do dedo polegar. Encontrava-se num ninho de raminhos secos com sementes mortas, em casa da avó.
Juliana Marques, 4º ano EB1 de Santa Tecla
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Um rapaz invulgar: o pequeno Albert Einstein
O meu pai trouxe este livro da escola onde trabalha porque sabe que eu gosto de Albert Einstein. Este livro foi escrito por Don Brown e o ilustrador não está identificado. A editora é a GATAfunho e o ano de edição é 2005. O número da edição é a primeira - segunda reimpressão. Os elementos da capa são o título e uma ilustração e na contracapa excerto da vida de Albert Einstein.
É uma biografia. Gostei muito do livro uma vez que nos fala, de uma forma interessante e agradável, da vida do maior pensador do século XX. Adorei o fim da história porque mostra Einstein tal como o conhecemos. A personagem que me encantou foi Albert Einstein porque é um grande cientista e o meu herói da ciência. Gostei especialmente da frase: “… as descobertas do Albert significam efeito fotoeléctrico, teoria da relatividade e E=mc2”.
Luís Alberto, nº 19, 5º3
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Geronimo Stilton uma aventura no mundo subterrâneo
Eu li o livro” Geronimo Stilton uma aventura no mundo subterrâneo” que foi escrito por Geronimo Stilton.
Este livro é uma aventura muito divertida. Gostei muito de o ler, pois um dia, quando Geronimo Stilton acordou, reparou que cheirava muito mal e que todas as casas da cidade estavam a ser vendidas. Então, quando encontrou o seu velho amigo (o Abelhudo) foram os dois investigar nos esgotos. Quando foram encontrados pelas ratazanas ficaram presos. Passados dois dias, eles tentaram fugir, mas correu mal porque tiveram que andar de mota e a meio do caminho partiram espelhos, levaram uma sova de uma velhinha, … mas lá conseguiram sair dos esgotos e regressaram à superfície.
E é assim que acaba a história.
A minha frase favorita foi: “ Tu sabes conduzir isso?”
Inês Marques Soares Número: 12 5º ano Turma 3
Baunilha e chocolate
Eu li o livro “Baunilha e chocolate” de Ana Meireles com ilustração de Cristina Malaquias. É editado pela Verbo. O ano de edição é 2001. Os elementos da capa são o título, e o nome da autora e na contracapa está um resumo do texto e da vida da autora( biografia).
Esta obra é do género diário. No início achei-a aborrecida porque uma grande parte do livro tratava dos problemas de Jasmim, a personagem principal. No entanto, gostei do fim porque a menina acabou feliz com a Dona Engrácia. A personagem de que mais gostei chamava-se Jasmim e era uma menina simpática. Eu admiro meninas simpáticas. Gostei especialmente da frase “Na mesa está um lindo bolo coberto de neve feita de açúcar”. Espero que gostem.
Luís Alberto nº19 d0 5º3
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Pedro Alecrim
Eu gostei muito do livro, porque é um livro interessante que me ensina a escrever melhor e tem várias situações engraçadas.
Eu gostei muito do livro, porque é um livro interessante que me ensina a escrever melhor e tem várias situações engraçadas.
Não gostei muito do fim da história, porque é triste, uma vez que o pai do Pedro, a personagem principal , morre e o Pedro tem de ir trabalhar antes de acabar os estudos.
Gostei mais da personagem Nicolau, porque é muito divertido e é o melhor amigo do Pedro a quem ele chama ‘’Alecrim aos molhos’’.
Gostei especialmente da frase: ’’Que engraçadinho ! O menino pode entrar, mas fica já a saber que não lhe vou tirar a falta. Olha o espertinho!”
Matilde Bravo, 5º2
Salvemos a baleia branca
Eu li o livro “Salvemos a baleia branca, da autoria de Gerónimo Stilton.
Através do título, comecei já a imaginar como seria a história!
Gostei muito do final, porque as personagens salvaram uma praia que estava imprópria para ser frequentada por causa da lixeira que, entretanto, ganhou.
Não gostei da personagem Sandora Woz, porque irritava sempre a personagem principal.
Pedro Alexandre Sousa, Nº23 5º3
A Viagem da Sementinha
A “Viagem da Sementinha” foi escrita por Maria Isabel Loureiro, ilustrada por Norberto Nunes e publicada pela Editora Everest.
Aconselho a sua leitura, porque fala de uma semente que vai percorrendo diversos lugares, levada pelos ares, através do vento e de um pássaro até chegar a casa de um menino que se chama Tiago.
O final é aliciante, porque a Sementinha, depois de ter ido para a terra, cresceu e transformou-se numa bela macieira, carregada de maçãs, que o Tiago e os seus amigos comeram com apetite. A personagem principal, a Sementinha, é engraçada e sofreu várias transformações até se transformar numa bela árvore de frutos.
Tatiana Fernandes, nº 28 -5º3
Olá, eu sou um livro!
Eu gostei muito de ler o livro de Rui Grácio “Olá, eu sou um livro!”, porque demonstra como podemos viajar no mundo de um livro. Foi ilustrado por Rui Grácio e é da Editora Pé de Página.
O final é interessante, porque a Emília, uma personagem muito curiosa e com uma grande imaginação, levou o livro para casa e, assim, ele passou a ter uma dona.
Gostei especialmente da frase. ”Entra no meu mundo – pediu-lhe inesperadamente o livro.”
Rui Miguel, Nº26 5º3
Esta obra conta a história de uma menina que vivia numa quinta muito grande rodeada de muros, parques, lagos e um bosque. Como era filha única, sentia-se muito só. Depois de vir do colégio, ia para o bosque, onde construiu a sua casa. Esta era feita para um anão que ela queria que aparecesse.
Um dia, quando ela chegou a esta casa, abriu a porta com muito cuidado e ficou espantada ao ver que em cima da cama se encontrava um anão a dormir profundamente. Ao vê-lo, ali, ficou com medo de o acordar, mas um espirro acordou o anão.
A partir desse momento começaram uma longa conversa…
Querem saber o que aconteceu a seguir? Aconselho-vos a ler o resto da história.
Matilde Bravo, Nº19, 5º2
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
“Geronimo Stilton: O fantasma do metro”
Gostei muito do livro “Geronimo Stilton: O fantasma do metro”, porque é engraçado e divertido e, no final, todos acabaram por descobrir quem era o fantasma.
A personagem de que eu mais gostei foi o rato, porque ele construiu coisas fantásticas, até construiu o robô fantasma!
Achei o livro fantástico e por isso recomendo-o a todos
Ana Filipa Rodrigues Gomes nº3 5º3
Geronimo Stilton: Agente secreto zero zero kapa
Eu li o livro “Geronimo Stilton: Agente secreto zero zero kapa”. O seu autor é Geronimo Stilton e o ilustrador Larry keys.
Gostei muito deste livro, porque tem muita graça e ensina-nos uma bela lição de vida. O fim da história é muito engraçado, porque o Geronimo fica apaixonado pela irmã do agente secreto zero zero kapa, também conhecida como agente secreta zero zero .
A personagem de que mais gostei foi da irmã do zero zero kapa, porque era simpática e bonita.
A frase que eu mais gostei foi “ O meu nome é Stilton, Geronimo Stilton!”
Espero que vos tenha despertado curiosidade para lerem este livro e espero que gostem!
Ana Gomes, 5º3
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
A Aldeia das Flores
Eu li o livro “ A Aldeia das Flores”. O seu autor é António Mota e a ilustradora Eunice Rosado. Foi editado pela Editora Gailivro, em 2008
É um conto que eu gostei muito, porque a Aldeia das Flores era muito pequena.
O final é muito interessante, porque a Aldeia das Flores, que era pequena mas muito colorida, passou a chamar-se a “Aldeia das Flores Doentes!
Gostei muito da professora, a Dona Maria, porque ensinou os meninos durante mais do que 20 anos.
Gostei especialmente da frase dita pelas crianças quando jogavam à macaca: “Rou rou galinha choca já acordou quantos ovos ela pôs com o diabo levou!...um …dois…três…E contavam até vinte.”
Beatriz Oliveira Baptista, nº4, 5º3
Geronimo Stilton Ganhei mil euros na lotaria
Eu li o livro “ Geronimo Stilton Ganhei mil euros na lotaria”, que foi escrito por Geronimo Stilton.
Este livro é uma aventura.
Gostei muito da história, porque conta a história de um menino que ganhou a lotaria e fez muitos negócios. Gastou o dinheiro todo e foi à falência, por isso explicou aos parentes o que lhe aconteceu.
Gostei muito do fim da história, porque ao primo também lhe saiu muito dinheiro, mas ele não aceitou, porque acha que o dinheiro não traz felicidade.
Gostei mais da personagem Geronimo, porque quando o primo foi à falência, ele ajudou-o muito.
Gostei especialmente da frase: “E ai fez uma cabriola com o SHAKER em equilíbrio no focinho .”
Alexandra Daniela Gomes Braga, Nº 1 5º3
Subscrever:
Mensagens (Atom)