quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"A ovelhinha preta", de Elisabeth Show

                   O livro fala de um pastor que tinha um cão chamado Piloto e um rebanho com ovelhas brancas e uma preta.O Piloto achava-se importante por ajudar o pastor. Quando alguma ovelha se afastava do rebanho, o cão ia buscá-la. Todas as ovelhas faziam o que o cão queria, menos a ovelha preta.
                  Certo dia, a ovelha preta avisou o pastor que ia chover, mas o cão não concordou. De repente, começou a chover e o pastor e cão correram rapidamente para casa. A ovelhinha preta conduziu as outras até uma gruta.
                  No dia seguinte, saíram e foram procurar o pastor. Este viu-as no cima do monte e arrependeu-se.
                  A partir dali, o pastor começou a fazer cachecóis com padrões pretos e brancos e a ter lucros na feira.
                   No final, o rebanho ficou com ovelhas de cores diferentes.
 
                                             Paulo Alexandre Ferreira Rebelo, nº 17, 5º2
 
 

                                                              

O Grilo Verde


               
                Este livro, escrito por António Mota, fala sobre um grilo muito verde que entrou na horta do tio Manuel Liró. A notícia circulou por toda a horta.
                Os Grilos Pretos, como queriam que ele fosse preto e cricrilasse, decidiram prendê-lo.  Então cercaram-no, mas o Grilo Verde saltou para as costas do Tio Manuel Liró, que tinha adormecido debaixo da oliveira. Depois, ele acordou, viu os grilos pretos no feijoeiro e teve de o destruir para que os grilos pretos fossem embora. O Grilo Verde ficou sozinho, mas...
               Lê a história e descobre o que aconteceu a seguir!
Diogo Beltron Dória, 5º2

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pedro Alecrim



O livro fala de um menino que se chamava Pedro Alecrim, que vivia no Pragal e que andava na escola. O seu grande amigo era o Nicolau. O Pedro gostava de ir à escola. Ele ajudava a mãe, cuidando dos animais, porque o pai estava doente. O Pedro vivveu uma situação muito difícil, que foi a morte do pai. Devem ler este livro, porque é interessante, lê-se facilmente e fala de um menino da nossa idade.
Amadeu Carvalho, nº2 5º4

A fada Oriana



Uma fada fez a promessa de guardar uma floresta mas, um dia, só pensou nela e esqueceu todos os habitantes. A rainha das fadas castigou-a e retirou-lhe as asas e a varinha. Depois de passar por vários obstáculos e de ajudar os seus amigos, Oriana conseguiu recuperar os seus poderes. Recomendo a leitura deste livro, porque é uma história que nos transmite que não devemos pensar só em nós, enquanto os outros precisam de ajuda! Rita Matos, nº27 - 5º4

A vergonha de Takao

Este livro fala sobre um menino (Takao) que foi enganado/assustado por um colega da escola, que lhe disse que o seu pai estava sem dinheiro. Decidido a ajudar o pai, Takao foi trabalhar. O pai viu-o, ficou muito envergonhado e perceberam que o outro menino estava a mentir.
Guilherme Rebola, nº11 5º4

Léo, o puto surdo

Esta obra fala de um menino surdo que se chama Léo e que vem para Portugal para uma escola de surdos. É um livro engraçado e com ele aprendemos coisas engraçadas sobre os surdos.

Leonor Almeida, nº19 5º4

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Dragão das mil flores


O Dragão das Mil Flores é um livro da autoria de Nicoletta Costa. O dragãozinho andava triste, porque não conseguia deitar fogo pela boca. Decidiu, então, ir à procura de quem o ensinasse a fazê-lo. Encontrou uma bruxa que decidiu ajudá-lo, fazendo diversas poções mágicas, mas… nenhuma resultava! Até que, na última tentativa, em vez de fogo, deitou flores e abriram uma loja de flores.

Mais tarde, os seus pais apareceram e o dragãozinho percebeu que não é preciso ser igual aos outros para ser feliz.

Tiago Pinto, Nº26 5º5

Uma prenda de Natal




Uma Prenda de Natal

Gostamos muito desta história, porque o ouriço foi muito amigo dos outros animais. Partilhou com eles uma prenda de Natal.

Percebemos que os animais eram todos amigos, porque gostavam de dar coisas uns aos outros.

Achamos que todos os meninos devem ser amigos uns dos outros e devem partilhar o que têm - brinquedos, lápis, jogos... É bom partilhar!

Alunos do Jardim de Infância de Tenões

O Crime do Padre Amaro

O livro O Crime do Padre Amaro”, escrito por Eça de Queirós, fala-nos do amor entre um padre e uma paroquiana. Retrata a sociedade do tempo do autor, criticando o facto de os padres não cumprirem os seus deveres, mais precisamente a existência de amantes e de uma vida de luxo.

O que mais me impressionou no livro foi o final inesperado e a forma calma como se tratou um problema tão sério como a gravidez!

Após a leitura do livro, fui ver o filme, mas desiludiu-me imenso, porque a essência do livro não está presente. Apesar do filme ser uma adaptação ao século XXI, entendo que está um bocado exagerada. No filme, deveria estar mais presente a mensagem que Eça de Queirós queria transmitir, ou seja, que as coisas não são bem o que parecem.

 

Margarida Cardoso Dias, nº19, 9º3

domingo, 17 de fevereiro de 2013

A menina gotinha de água

A professora Maria José leu aos meninos do Centro Escolar do Vale de Lamaçães a históriia "A menina gotinha de água" e ele deixam-nos aqui os seus registos!

A Fada da cor

Aqui ficam os desenhos feitos pelos alunos do Jardim de Infância do Centro Escolar do Vale de Lamaçães para ilustrar a obra "A Fada da cor",lida pela professora Emília Peixoto.