quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As aventuras de Sherlock Holmes


Gostei deste livro do Arthur ConanDoyle, editado pela Bertrand Editora. Apresento três das aventuras da obra.
A Liga dos Cabeça Vermelha é um dos muitos crimes a ser desvendados pelo brilhante detetive Sherlock Holmes e pelo seu amigo e ajudante, o Dr. Watson. Esta nova aventura decorre em Londres, mais precisamente na praça Saxe-Coburg, e consiste na investigação do estranho emprego oferecido a pessoas com cabelos vermelhos e de todos os detalhes do potencial crime escondido por detrás do extraordinário emprego.
A vítima deste novo caso é o Sr. Jabez Wilson, um cavalheiro gordo e pachorrento, com uns exuberantes cabelos vermelhos. O queixoso procura a ajuda de Sherlock Holmes por causa da perda do seu emprego; tinha, com a ajuda do seu ajudante supostamente chamado VicentSpaudling, arranjado um bom emprego durante algumas semanas e, de repente, o local onde trabalhava encerra sem qualquer explicação. Sherlock Holmes acha o caso bastante peculiar, portanto decide investigá-lo com a ajuda de Watson.
O Carbúnculo azul é uma aventura decorrida em Londres que conta, naturalmente, com a presença do inteligente Sherlock Holmes e do seu amigo, o Dr. Watson. Nesta nova aventura, Sherlock Holmes e o amigo têm que descobrir quem roubou uma pedra preciosa de valor incalculável, o carbúnculo azul, da condessa de Morcar. Inicialmente, o detetive e o amigo apenas têm um velho chapéu e um ganso como pista.
Mais tarde, vem-se a descobrir que o dono dos pertences é o Sr. Henry Baker, um homem simples e desafortunado, que nem sequer sonhava o que se encontrava no papo do seu ganso. Sherlock Holmes percebe que Henry Baker não é o ladrão, portanto decide continuar a sua perseguição.
Esta nova aventura chama-se “A Faixa Malhada” e conta, naturalmente, com a presença do extraordinário Sherlock Holmes e do seu fiel amigo, Dr. Watson. Desta vez, o detetive e o amigo têm que descobrir a causa da estranha morte da irmã gémea da menina Helen Stoner, de Stock Moran, Surrey.
Num certo dia de Abril de 1883, uma rapariga chamada Helen Stoner foi ter com Sherlock Holmes a pedir auxílio. A menina Stoner vivia solitária e aterrorizada com o seu padrasto, o doutor GrimesbyRoylott, desde a morte inexplicável da sua irmã gémea. Sherlock Holmes aceita o caso e começa as suas investigações.
Rita Inês Cunha Meira Carvalho, Nº22, 8º5

Sem comentários:

Enviar um comentário