sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Menino que não gostava de ler


Esta história, fala-nos de um menino chamado Leopoldo. Esta criança tinha uma família que adorava ler, mas o jovem quando tentava ler só via as letras desordenadas a saltarem de um lado para o outro. O que o menino desejava muito era ter umas sapatilhas nos seus aniversários, mas os seus pais só lhe davam livros.
Um certo dia, o menino foi à casa de um amigo cuja família não lia, e Leopoldo divertiu-se imenso na casa do seu companheiro.
Então, o jovem decidiu sair de casa e apanhou um autocarro que o lavara até um parque, queria sentar-se e apreciar as crianças a brincar, mas não havia bancos livres. Até que, viu um banco, só com um senhor sentado, de muita idade, de bengala e de óculos escuros. Pensando que ele deveria ser cego, decidiu sentar-se e comer o seu bolo. O senhor invisual falou com a criança e afirmou que tinha saído de casa e vivido na rua. O cego disse que não tinha lido o final de um livro, pois, tinha sido preso e espetaram-lhe, com a espada nos olhos e desde aí ficou cego. Então, Leopoldo afirmou que iria a uma biblioteca ler o final daquela história, e lá foram. Quando abrira a página onde o senhor tinha ficado, aconteceu o mesmo de sempre, as letras ficaram desordenadas e a saltar de um lado para o outro. O senhor reparou na dificuldade com que o menino lia, levou-o a casa e recomendou aos seus pais que lhe dessem uns óculos.
Desde esse dia, o senhor invisual ficou a conhecer o final do livro, Leopoldo começou a gostar de ler e recebeu as sapatilhas tão desejadas.
Não gostei do livro,porque nos fala de um menino, Leopoldo, e dos seus pais, que só queriam que ele lesse livros. Por isso, não o deixavam comprar coisas ou objetos que ele gostava de ter e, nos seus anos, os presentes eram sempre livros e mais livros.
Gostei do fim da história, porque no final da história, os pais do Leopoldo descobrem a dificuldade que ele tem a ler, e compram-lhe uns óculos. Tudo isto se deve ao menino ter encontrado um dia um senhor invisual e, este reparou que ele não gostava de ler pois não conseguia ver o que estava escrito nos livros. Com a ajuda do jovem, o senhor cego conseguiu terminar o livro que quando era menino, começara a ler, mas não pode terminar.
André Faria Pereira, N.º 4, 6º4

Sem comentários:

Enviar um comentário